Sistema 5 Posições de Acordes

Extraido do meu livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

AS LOCALIZAÇÕES DAS POSIÇÕES DOS ACORDES NO BRAÇO DA GUITARRA E DO VIOLÃO

 

Sabemos que os Acordes assim como os Intervalos e as Escalas , possuem as suas Digitações Principais ( no Braço da Guitarra ou do Violão ) que são seus respectivos " Shapes " ( Modelos) os quais usamos em nosso dia - a -dia , consciente ou inconscientemente , pois tanto aqueles que tocam por " intuição" , bem como aqueles que tocam por " Teoria " se utilizam exatamente das mesmas Posições de Acordes , principalmente à nivel basico. Bem , tudo que temos a saber é , como são as principais Digitações dos Acordes, tendo em vista que o " universo " de possibilidades de combinações de notas no Braço da Guitarra ( ou do Violão ) do ponto de vista " Geométrico" é ilimitado , embora tais possibilidades estejam normalmente submetidas às regras de Harmonia e também seja naturalmente limitada pelo numero de Cordas do instrumento , bem como pelos 4 (quatro ) dedos da mão do executante , ou seja, em principio não podemos tocar mais que 6 ( seis ) "vozes" ou notas ao mesmo tempo na Guitarra ou no Violão. Entretanto, à nivel basico podemos perfeitamente determinar as Posições Principais através de Modelos Basicos que constituem praticamente 100% da abordagem possível de um Guitarrista ou Violonista , porem à nivel da Harmonia mais Avançada ou ainda em situações especificas, estas mesmas Posições poderão ser insuficientes.

A estas Posições chamamos de " Sistema 5 " ou " Sistema C A G E D " que se refere as Cifras dos Acordes respectivamente de ; C ( DO) A ( LA) G ( SOL) E ( MI ) D ( RE ) por ser baseada no principio de que com apenas 5 ( cinco ) Posições de Acordes podemos fazê-los em qualquer Tonalidade , lógicamente que com os Modelos respectivos de cada Qualidade de Acorde .

COMO USAR OS DESENHOS ( Shapes ) DO SISTEMA 5 POSIÇÕES NO BRAÇO DA GUITARRA OU VIOLÃO

Os Desenhos são transpositores tendo por base a Pestana (que se faz normalmente com o dedo 1 da mão do Braço ) que se desloca para qualquer lugar do Braço mantendo-se óbviamente a Posição ou Shape na Tonalidade desejada.

SISTEMA 5 POSIÇOES ( C A G E D )

Acordes Maiores e Dominantes

* É importante observar que nem todas Posições originais do Sistema 5 são praticas ou se quer usuais até porque algumas não são confortáveis ,entretanto nos dão a idéia da dimensão das possibilidades das " Locações Geométricas do Braço "

 

OBSERVAÇÕES GERAIS

*Como pudemos observar até aqui e também nas próximas Posições é que os Acordes nem sempre se encontram com suas " vozes " em ordem consecutiva ou Fundamental , porque isto é característico da Guitarra e do Violão ( instrumentos de Cordas e Harmonia ) , determinados Acordes em determinadas posições só serão possíveis se as vozes não estiverem em ordem Fundamental , já nos instrumentos de Teclado a possibilidade de se manter as vozes dos Acordes em ordem Fundamental ou consecutiva é opcional e acessível . Vamos continuar vendo os Acordes Menores -

 

IMPORTANTE

* É óbvio que as Posições que vimos até aqui e ainda veremos dentro da "ótica" do Sistema 5 não totalizam as possibilidades de Posicionamentos de Acordes no Braço da Guitarra e do Violão , entretanto nos ajudam definitivamente à conhecer o Braço-Escala- Acorde, viabilizando a nossa evolução no instrumento -

 

ENARMONIA DE ACORDES

 

Por Enarmonia de Acordes entende-se os Acordes que possuem as mesmas notas porém com nomes de Cifragens diferentes. Na realidade todos os Acordes são Enarmônicos entre si , resta saber quem é Enarmônico de quem . É importante lembrar também que o conceito de Enarmonia aqui tratado é mais abrangente do que o conceito tradicional deste termo , pois a idéia é analisar os Acordes e perceber como tais notas estão contidas em outros que exercem Funções Múltiplas, ou seja , Funções Harmônicas diferentes , podemos classifica-los então, em : Enarmonia parcial e Enarmonia absoluta. Na verdade existem alguns tipos básicos de Acordes e os demais são repetições com as suas respectivas vozes internas invertidas porém as Funções Harmônicas se modificam lógicamente - Vejamos à seguir alguns exemplos -

Alguns Casos de " Enarmonia Absoluta "

1) C = Am7/C ( Dó maior é igual à La menor com sétima menor com terça menor no baixo)

2) Cmaj.7 = Em7/C ( Dó maior com sétima maior é igual a Mi menor com sétima menor com a sexta bemol no baixo ) -

3) Bm5b7b =Dm6 ( Si meio diminuto é igual a Ré menor com sexta maior )

4) Dm7 = F/D ( Ré menor com sétima menor é igual a Fa maior com a sexta no baixo )

5) Gsus7911 = F/G ( Sol sus com sétima menor , nona maior e décima primeira é igual a Fa maior com a segunda no baixo )

6) Cmaj.7 = G6/C ( Dó maior com sétima maior é igual a Sol maior com sexta maior com a quarta justa no baixo )

Casos de " Enarmonia Parcial "

1) A7b9b = Bbdim. ( La com sétima e nona menores é igual à Si bemol diminuto )

2) D7b9 = Am6 ( Ré com sétima menor e nona maior é igual a La menor com sexta maior )

 

Veja mais no meu livro : " AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO "